sábado, 2 de junho de 2012

PUB #1 - Dia da Criança

Adoro publicidade. Confesso que sou um apreciador de publicidade, seja ela na televisão, no cinema, na impressa, na rádio, em outdoors, etc. O nosso mundo actual está "infestado" de publicidade, boa e má. Tenho uma teoria muito curiosa em relação à publicidade: considero que basta alguém vê-la, ouvi-la, observá-la para já estar a "comprar", mesmo que efectivamente não "compre", pois a influência das imagens e dos sons gravados no nosso cérebro fazem-nos, depois, mais tarde, "comprar" sem nos apercebemos o porquê de termos escolhido A em vez de B.
Dito isto, eis que vou falar daquelas publicidades super fofinhas e bonitinhas com crianças. A Vodafone Portugal este ano tem-nos brindado com spots publicitários temáticos: houve um para o Dia da Mãe e outro para o Dia do Pai. Vendo-os em conjunto acho-os redutores, a mamã na cozinha e os filhotes fazem-lhe um bolo e o papá no escritório e o rebento prega-lhe uma travessura. Vendo-os em separado o do Dia da Mãe tem uma musiquinha gira, sendo o do Dia do Pai mais querido. Contudo, tanto num como noutro os filhos são uns doces e são realmente a melhor coisa do mundo. E é nas crianças que está o trunfo: crianças fofinhas em poses (mais ou menos) naturais "vende" e conquista. Tal como no anúncio seguinte:
Este reclame feito especialmente para o Dia da Criança tem uma filha a contar ao pai a sua versão da História dos 3 Porquinhos e é ela que mais chama a atenção, não é o Luanda Business Hotel, nem é sequer o tablet. É este tipo de publicidade que me enche as medidas, pois encapuzado como anúncio fofinho são "vendidas" várias coisas: a própria da Vodafone, a Vodafone em Luanda, Luanda Business Hotel (que não consegui confirmar que existe de facto), o tablet, e o status do homem de negócios que está sempre ligado ao mundo, inclusive à família.
Criado pela JWT e produzido pela SpotLine Films para a Vodafone Portugal.
AVISO: Neste espaço surgem nomes e referências a marcas, meios, produtos e afins sem que ninguém me tenha pago para o fazer.

4 comentários:

Anónimo disse...

Luís: a publicidade subliminar é a mais eficiente... Os publicitários sabem bem isso e aproveitam-no.
Dantes passavam uma imagem que ficava na retina... no meio de outras, aparentemente sem conexão; agora fazem-no deste modo... ficou ou não a imagem da vodafone? ficou ou não a imagem do 'progresso angolano'?
Um abraço amigo.

Francisco disse...

Adoro esta publicidade mas é mesmo pelo o homem(pai). O resto é mesmo paisagem...

Abraço amigo

João Roque disse...

Eu acho a publicidade, duma forma geral, algo fascinante.
Neste caso, retratado pelo vídeo, tudo está bem feito,mas também é tudo muito previsível, e tenho que dar razão ao Francisco...

um coelho disse...

A Vodafone, apesar de já ter passado por várias agências, tem-se destacado no mercado publicitário português. Deve ser das marcas com maior índice de recordação por anúncio aí da praça.
Nunca foste ao festival da publicidade? Era o meu sonho quando pensei em seguir marketing.